🕊️ A vida quer te surpreender

Edição #86 da minha newsletter

Alô!

Reflexões, trechinhos de livros, recomendações, agenda de próximos eventos e outras paradas legais toda sexta-feira na sua caixa de entrada. 😉

*Tempo estimado de leitura: 4 minutos

🆓 Agir livremente nos torna mais do que éramos

📖 TRECHINHOS DE LIVRO

Flow: A psicologia do alto desempenho e da felicidade

Trecho 1:

"O controle sobre a consciência não é simplesmente uma habilidade cognitiva. Tanto quanto a inteligência, exige o comprometimento das emoções e da vontade. Não basta saber como fazer; é preciso fazê-lo, consistentemente, da mesma forma que atletas ou músicos devem continuar praticando o que sabem na teoria."

Trecho 2:

quando agimos livremente, pelo próprio ato em si e não por motivos ocultos, que aprendemos a nos tornar mais do que éramos. Quando escolhemos um objetivo e nos investimos nele até os limites da concentração, seja o que for que façamos, será prazeroso. E, uma vez que experimentamos essa alegria, redobraremos nossos esforços para senti-la novamente. É assim que o 'eu' cresce."

Trecho 3:

"A maioria das atividades prazerosas não é natural; elas exigem um esforço que, inicialmente, relutamos em fazer. Mas, uma vez que a interação começa a fornecer feedback às habilidades da pessoa, geralmente passa a ser recompensadora de forma intrínseca."

Trecho 4:

"Para superar as ansiedades e depressões da vida contemporânea, os indivíduos precisam se tornar independentes do ambiente social a ponto de não responderem exclusivamente aos seus prêmios e punições. Para alcançar tal autonomia, uma pessoa precisa aprender a oferecer recompensas a si mesma. Ela precisa desenvolver a capacidade de encontrar prazer e propósito independentemente das circunstâncias externas."

🕊️ A vida quer te surpreender

Alguém me contou sobre um megaempresário que só trabalha de terça a quinta.

Segunda e sexta, ele deixa a agenda bloqueada, mas não para ficar parado. Ele deixa essas lacunas para criar um vazio estratégico.

Porque é nesse vazio que o inesperado encontra lugar. Se aparece uma ligação no domingo, ele está disponível na segunda. Se a Vida decide puxá-lo para algo grande, ele está pronto para atender.

Ele entende que, para as oportunidades chegarem, é preciso abrir espaço para elas existirem.

A verdade é que a Vida está o tempo todo tentando nos entregar mais, mas o novo não encontra lugar onde tudo já está lotado – seja na agenda, na mente ou no coração.

Enquanto insistimos em ocupar cada minuto, cada pensamento, cada canto, perdemos a chance de ser surpreendidos.

Minha mente, que eu achava hiper criativa, jamais teria sido capaz de imaginar a minha vida de hoje. Só a Vida, do alto da sua perspectiva privilegiada, podia ver o que estava por vir.

Por isso, aprendi que o meu papel aqui não é planejar cada detalhe, mas abrir espaço. Quando você dá um passo para trás, quando cria vazios, a Vida pode preencher com algo muito maior do que você seria capaz de criar sozinho.

Viver no flow é essa dança entre o caos e a ordem. E quem conduz essa dança é a intuição – o maestro interno que te aponta a direção. Mas para ouvir esse maestro, é preciso silenciar o ruído, deixar o controle de lado e permitir que o sentir tome a liderança.

É um processo contínuo, diário e eterno. Porque abrir espaço não é apenas sobre o tempo na agenda; é sobre o espaço dentro de você.

-

Gostou desta reflexão? Então compartilha com aquela pessoa que precisa ler no botão abaixo 👇️ 

.

🗓️ Agenda de Eventos - Murilo Gun

Para saber mais detalhes sobre esses eventos, acesse meu site aqui.

❤️ Aprender pelo amor

A Vida nos ensina o tempo todo. 

Às vezes, ela sussurra lições por meio do amor, com sua suavidade, acolhimento e ternura. Mas, outras vezes, ela grita, e é na intensidade da dor que encontramos os aprendizados mais profundos.

A dor é uma professora exigente. Ela nos coloca de joelhos diante de situações que resistimos a enfrentar, nos força a encarar o que evitamos e nos convida a nos render ao que precisa ser transformado.

No auge do sofrimento, é difícil enxergar seu propósito, mas quando o processo termina – e olhamos com os olhos da consciência – percebemos o quanto crescemos. A dor nos ensina pelo sentir, de uma forma que nenhum livro ou mestre jamais seria capaz.

Mas eu tenho aprendido que o amor também pode ser um grande mestre. Ele ensina com doçura, de forma leve e transformadora. É um caminho diferente, menos doloroso, mas igualmente profundo.

E, embora eu tenha aprendido muito pela dor, rezo para aprender cada vez mais pelo amor. Essa transição é um movimento consciente, um convite da Vida para encontrar equilíbrio entre os dois.

Olhando para trás, percebo que foram tanto as dores quanto os amores que me moldaram. Ambos deixaram marcas, ambos trouxeram lições.

E você? Quais foram os mestres que mais te ensinaram no ano que passou?

Com amor,
Dani de Maria 🦋🙏

-

Esta reflexão tocou o seu coração? Então compartilha com aquela pessoa que precisa ler no botão abaixo 👇️ 

-


🗓️ Agenda de Eventos - Dani de Maria

Para saber mais detalhes sobre esses eventos, acesse meu site aqui.

👤 Cuidar do “ser" antes do "fazer"

PATROCINADO POR "O PONTO CEGO"

Por muito tempo, liderança e autoconhecimento foram assuntos tratados de forma separada. Como se fosse possível liderar os outros sem antes conhecer a si mesmo.

Como se a força do “fazer” pudesse compensar o vazio do “ser”. Mas aqui está o ponto: é um equívoco separar o que nunca esteve dividido.

O estado interno do líder é o que determina a qualidade de suas ações. Cuidar do “ser” antes do “fazer” não é luxo. É a base. É a raiz.

A 8ª edição da imersão presencial de autoconsciência para líderes O PONTO CEGO está oficialmente com as inscrições abertas!

O evento acontecerá de 20 a 23 de março de 2025, em Jacareí - SP.

Se você deseja se juntar a nós, e ao nosso time por 4 dias para investigarmos profundamente os aspectos mais sutis do nosso ser, clique no botão abaixo:

⚪ Pérola de Sexta

🌍NATUREZA DA REALIDADE com GePeTo🧠

Toda semana, perguntamos ao ChatGPT a percepção de alguma figura histórica sobre a natureza da realidade.

💭Qual a natureza da realidade segundo Michael A. Singer?

👤 A realidade é como um fluxo contínuo de experiências que vêm e vão, enquanto a consciência permanece como o observador imutável. Não somos os pensamentos ou emoções que experimentamos, mas a presença que os percebe.

🌌 A busca pela liberdade interior é a chave para transcender o sofrimento. Quando soltamos o apego ao "eu" e à constante tentativa de controlar a vida, nos conectamos ao fluxo natural do universo.

💬 A entrega não é fraqueza; é a chave para viver em harmonia com o presente.

MICHAEL A. SINGER (1947 - presente)

É um autor, palestrante e professor espiritual americano, conhecido por suas obras que combinam princípios espirituais com práticas de transformação pessoal.

Seu livro mais famoso, A Alma Indomável, explora como encontrar a paz interior ao desapegar-se das identidades e histórias criadas pela mente.

Singer enfatiza o poder da consciência como o observador, oferecendo ensinamentos práticos para viver em alinhamento com a paz e a liberdade espiritual.

🇮🇳 Venha conhecer a cultura e filosofia indiana em São Paulo

💡 UMA RECOMENDAÇÃO

No dia 25 de janeiro de 2025, aniversário da cidade de São Paulo, o Teatro B32, na Avenida Faria Lima, recebe o India Fest, um evento gratuito e imersivo que celebra as cores, sabores e tradições da Índia.

Eu e Dani seremos os apresentadores do evento.

A partir das 11h, o público poderá participar de palestras, práticas de yoga, meditação, pintura, música tradicional (kirtan), e saborear a culinária indiana. A

lAém disso, o evento contará com uma experiência única: o Darshan (benção espiritual), onde o mestre espiritual Paramahamsa Vishwananda oferecerá suas bênçãos.

✨ Inscreva-se gratuitamente no botão abaixo:

🎵 MPP - Músicas Para Pulsar

Tá Escrito - Caetano Veloso

MPP é um gênero musical transversal: não importa o ritmo. O que importa é o conteúdo. São músicas pra ouvir presente, ganhar consciência e se encontrar. A recomendação de hoje é um clássico do samba nas vozes de um clássico da MPB.

Abs,
Murilo Gun e Dani de Maria

Reply

or to participate.