🧑‍🤝‍🧑 Teu concorrente é teu amigo

Edição nº 53 da minha newsletter

Alô!

Reflexões, trechinhos de livros, recomendações, agenda de próximos eventos e outras paradas legais toda sexta-feira na sua caixa de entrada. 😉

*Tempo estimado de leitura: 4 minutos

 ⚰️ Previsão e controle absolutos só no caixão

📖 TRECHINHOS DE LIVRO

Nascimento da Era Caórdica, de Dee Hock (Fundador e CEO Emérito da Visa).

Trecho 1:  

"Previsão e controle absolutos e perfeitos, só no caixão. Vida não é controlar. Não é conseguir. Não é ter. Não é saber. Não é nem mesmo ser. Vida é um eterno e perpétuo vir-a-ser, ou não é nada. O vir-a-ser não é algo a ser conhecido ou controlado."

Trecho 2:

"Um verdadeiro líder não pode ser obrigado a liderar. Um verdadeiro seguidor não pode ser obrigado a seguir. No momento em que isso acontece, não são mais líder e seguidor. Os termos líder e seguidor envolvem liberdade e pensamento independente de ambas as partes."

 

Trecho 3:

"Os verdadeiros líderes são aqueles que resumem o sentimento geral da comunidade; que simbolizam, legitimam e fortalecem o comportamento de acordo com esse sentimento; que permitem que os valores conscientes compartilhados pela comunidade surjam, cresçam e sejam transmitidos de geração em geração; que permitem que aconteça o que está querendo acontecer." 

Trecho 4:

"Tudo que não consegue evoluir é castigado. Os organismos resistentes a um ambiente físico em mutação são biologicamente obliterados; eles se extinguem fisicamente. As organizações resistentes a um ambiente social em mutação são economicamente destruídas; elas se extinguem socialmente."

🧑‍🤝‍🧑 Teu concorrente é teu amigo

Pra saber se o propósito da sua organização é superficial ou profundo, basta perceber qual é o sentimento que vem quando tu descobre que tem um concorrente.

Uma vez eu recebi uma mensagem de uma grande empresa de seguros me oferecendo seguro de vida.

Eu falei que eu já era assegurado por outra empresa, uma concorrente direta.

Lembro que a resposta da pessoa foi lamentando esse fato: “Ai, que pena…"

Aí eu fiquei pensando:

"Poxa, mas o propósito da tua empresa não é que as famílias estejam asseguradas? Eu estou assegurado. Por que tu fica triste?"

Se o propósito for profundo, for realmente a razão de viver dessa organização, é pra sentir alegria ao ver que tem outra empresa no mesmo caminho.

Claro, você também pode se sentir desafiado a melhorar, a evoluir…

Mas o ponto sutil é saber de qual lugar vem essa reação.

Minha pergunta não é “o que é que tu faz” quando descobre um concorrente…

Minha pergunta é “o que é que tu sente?"

O sentimento é: "Preciso destruir ele!” ou… “Que legal! Essa missão agora tem mais chances de ser expandida."

Um exemplo que tenho perto de mim, são dos meus amigos empresários do mundo vegano.

Eu consigo ver uma felicidade genuína deles falando sobre o número de concorrentes e a alegria de ver o consumo crescendo.

Pois o propósito deles é profundo e verdadeiro.

Descobrir um concorrente e ficar feliz não impede que você busque a evolução no seu negócio.

🗓️ Agenda de Eventos - Murilo Gun

Para saber mais detalhes sobre esses eventos, acesse meu site aqui.

👁️ Antes que minha coluna acabe…

Mais uma edição do OPC aconteceu.

Já são 5 edições e mais de 120 líderes que…

🎲 Descobriram que os dados internos são tão importantes quanto os dados externos.


 👥 Entenderam que é impossível separar aquele que trabalha daquele que sente.

🫀Têm a consciência de que para mudar os resultados da suas ações, precisam ir até o local onde elas nascem:

O estado interno, o from, o lugar de onde se origina tudo.



As aplicações para a 6ª edição do O PONTO CEGO estão abertas.

Vai acontecer de 12 a 15 de setembro em Jacareí - SP.
 Clique aqui e aplique para a sua vaga.

🕊️ Você é livre de verdade?

Há três meses, resolvi fazer um experimento.

Fiz um mergulho em mim e percebi coisas que talvez eu estivesse fazendo em nome de minha liberdade.

Quando eu fui um pouco mais a fundo, eu entendi que estas coisas poderiam, na verdade, ser grandes armadilhas que me aprisionavam a determinados padrões de comportamento.

Pois não é a verdadeira liberdade, se eu não consigo deixar de fazer.

Eu resolvi fazer um check-up e eu cheguei nesses três condicionamentos:

Refrigerante, compras e rede social.

Como uma pessoa adulta, eu poderia: tomar quantos refrigerantes eu quisesse, fazer várias compras que coubessem na minha liberdade financeira e ficar quanto tempo eu quisesse nas redes sociais.

Eu fiz tantas e tantas vezes essas coisas de maneira inconsciente, que virou um padrão. Uma espécie de vício.

Por isso, decidi fazer um jejum intencional.

Foi tão bom, pois eu abri espaço para descobrir muitas coisas sobre mim quando tirei esses condicionamentos.

Por exemplo: eu percebia um movimento involuntário do meu corpo para pegar o celular e abrir o Instagram em vários momentos do dia. De tão forte e inconsciente que esse condicionamento era.

Graças a esse jejum, percebi o quão colada eu vivia no meu celular.

Hoje, depois de passar 3 meses sem redes sociais, muitas vezes eu nem sei onde está o meu celular.

E esses experimentos chegaram ao final, mas que vou renovar de tão interessante que eu achei.

Agora, meu desafio é pra você:

Que condicionamento você poderia tirar da sua vida por 3 meses?

Escolha algo que esteja muito ancorado no teu dia.

Ao tirar esse condicionamento, ou esse padrão, tente perceber o que pode tu descobrir sobre tu.

🗓️ Agenda de Eventos - Dani de Maria

Para saber mais detalhes sobre esses eventos, acesse meu site aqui.

🎟️ FÉ NO FLOW: Venda antecipada na semana que vem

PATROCINADO POR "FÉ NO FLOW"

Depois de esgotar as duas primeiras apresentações, vamos começar a venda antecipada dos ingressos das novas datas de FÉ NO FLOW: 10 e 11 de agosto.

Os ingressos serão liberados nesta mesma newsletter na próxima sexta-feira.

Minha volta ao teatro será com uma palestra-espetáculo sobre abrir espaço para que o fluxo da vida te surpreenda.
Flow é a eterna dança entre a ordem e o caos.

Será uma noite que vai te fazer refletir, rir e despertar um novo olhar sobre a realidade.

👉 Confira as informações:

🗓️ 10 e 11 de agosto
⏱️ Às 20 horas

💲R$ 70 a R$ 220

🆑 + 12 anos

📍Teatro B32 (o teatro da 🐋) na Faria Lima, em São Paulo — SP.

Se tem alguma pessoa que você quer que você vá junto com você, clique no botão abaixo e envie seu link de indicação da newsletter para ela:

⚪ PÉROLA DE SEXTA

🌍 NATUREZA DA REALIDADE com GePeTo 🧠

Toda semana, perguntamos ao ChatGPT a percepção de alguma figura histórica sobre a natureza da realidade.

💭 Qual a natureza da realidade segundo Niels Bohr?

👤 A realidade é uma complexa interrelação entre o observador e o observado, onde a medição e a percepção desempenham papéis cruciais.

🔭 Na mecânica quântica, a realidade não é fixa até que seja observada, sugerindo uma profunda conexão entre consciência e matéria.

💬 A sensação de mistério é a fonte de toda verdadeira arte e ciência.

NIELS BOHR - (1885 - 1962)

Foi um físico dinamarquês e um dos principais arquitetos da mecânica quântica.

Conhecido por desenvolver o modelo atômico de Bohr, que introduziu a teoria de quantização dos níveis de energia dos elétrons.

Participou de discussões filosóficas sobre a natureza da realidade e a interconexão entre a ciência e a consciência, influenciando tanto a física quanto a filosofia da ciência.

🎵  Álbum novo de Dani Black

💡 UMA INDICAÇÃO DE MURILO GUN

Meu irmão da vida e parceiro de palestras e imersões, Dani Black, vai lançar álbum novo!

“o - Uma cidade chamada eu mesmo (Parte 1)” vai vir ao mundo no dia 29 de maio.

Pra deixar o pre-save habilitado, é só clicar no botão abaixo:

🎵 MPP - Músicas Para Pulsar

O Que Você Criou - Dani Black

MPP é um gênero musical transversal: não importa o ritmo. O que importa é o conteúdo. São músicas pra ouvir presente, ganhar consciência e se encontrar. A recomendação de hoje é pra entrar no clima de álbum novo.

🎁  Indique e ganhe

Compilei as 25 melhores em um PDF bem bonito pra quem indicar 5 pessoas para a minha newsletter.

Abs,
Murilo Gun e Dani de Mari

Reply

or to participate.