Hey,

Tem uma pergunta que costuma destravar minha criatividade na hora:

Se dinheiro não fosse um problema… o que eu faria?

Em outras palavras, se eu não precisasse ficar olhando pra orçamento, preços, fluxo de caixa, e tivesse uma energia financeira grande disponível para investir, o que eu faria?

Considero essa pergunta mágica porque assim faço a criatividade amplia. 

Abrem-se novas possibilidades. Expande. É uma delícia. 

Como se provasse que o problema pode não ser falta de caixa na conta, mas sim excesso de caixa na cabeça.

Quando a magia da pergunta vai evaporando e volto a olhar para orçamento, preços, caixa, tem ideias que eu nem considerava, porque achava caro/complexo, que eu percebo que consigo fazer um experimento/protótipo que já vai em direção ao caminho - ou até consigo viabilizar o caro/complexo.

Sempre fico atento para não me apegar às novas possibilidades que surgiram, para que essa volta ao “mundo real” não fique frustrante. Sem expectativas.

O que percebo é que, quando faço a pergunta mágica e desapego do resultado, sempre vêm coisas novas e legais. Não necessariamente as mesmas.

Fiz um samba-rock sobre isso:

Me vejo podando ideia
antes dela respirar
nem deixei nascer direito
já mandei economizar

Às vezes parece que tá faltando real
Mas a real é que tá faltando visão
tem porta que tá fechada
por dentro da imaginação

E se dinheiro não fosse um problema
É assim que eu gosto de pensar
Mesmo que dinheiro seja um problema
Vale muito a pena experimentar

O sonho entra grande na sala
e sai pequeno da reunião
todo mundo corta as asas
e chama isso de razão

Às vezes parece que tá faltando real
Mas a real é que tá faltando visão
tem porta que tá fechada
por dentro da imaginação

E se dinheiro não fosse um problema
É assim que eu gosto de pensar
Mesmo que dinheiro seja um problema
Vale muito a pena experimentar

Se sentir de responder esse e-mail, lerei tudo - e responderei o que eu der conta.

MG

PS. Se, ao fazer essa pergunta mágica, você cair a ficha que precisa de um investidor e for atrás, e conseguir, e com isso poder executar as novas possibilidades… então fica provado que a pergunta é mágica.

📥 3 recados:

1. Neste sábado tem FÉ NO FLOW em São Paulo - e mais 3 datas.
Vem me assistir ao vivo neste sábado no Teatro B32. Também já está disponível venda das datas 12 de junho (Dia dos Namorados), 26 de junho e 3 de julho. Vão ser as únicas apresentações deste semestre.

2. Últimas vagas — OPC 13
Que tal passar 4 dias comigo, Dani e equipe?

13ª edição da imersão presencial de autoconsciência O Ponto Cego
🗓️ 21 a 24 de junho
📍 Jacareí-SP (1h de Guarulhos)

3. Show de estreia do projeto Gunzito

O Gunzito está migrando do digital para o mundo material. Montamos uma banda top (foto), fizemos ensaios e vamos fazer o primeiro show num evento fechado do nosso grupo de “mastermind” NAVE e a estreia pública vai ser no encerramento do CBTD, um grande congresso de RH sobre treinamento & desenvolvimento. Os próximos shows vão ser no segundo semestre, apenas em São Paulo.

Reply

Avatar

or to participate

Continue lendo