Hey,
Uma das frases mais associadas ao universo coach é o “faça o que você ama”
Associada… e zoada.
Geralmente é zoada sob o argumento de que “fazer só o que ama não paga os boletos”.
Eu acredito que os coaches estavam certos: devemos fazer o que amamos.
O problema não está na orientação, mas sim na capacidade de cada um saber o que ama (realmente) e ter a coragem de se mover a partir disso (mesmo contrariando opinões dos outros, tendências de mercado e maximização do ROI).
A forma como a grande maioria de nós foi educado não privilegiou o “se escutar”.
Numa criança, a voz interna é normalmente chamada de curiosidade.
Pensa numa coisa que vem de dentro: curiosidade.
Quando a criança está curiosa por algo, e segue essa curiosidade, ela está se movendo a partir de dentro.
Mas normalmente crianças curiosas não são muito bem vindas. Elas dão mais trabalho.
“Bom é criança estudiosa”, que memoriza dados externos e acerta gabaritos.
Criança curiosa quer se “meter onde não deve”.
Já diz o ditado: a curiosidade matou a gato.
“Deixe de invenção, menino”
“Isso não é da sua conta, menina”
ENTÃO QUER DIZER QUE A MINHA CURIOSIDADE NÃO CONTA?
Cada vez que a curiosidade de uma criança é desconsiderada, fica um aprendizagem para aquele serzinho: eu não devo escutar essa chama 🔥 que vem de dentro.
Aí a criança vira um jovem, e aparece na m adulto reclamando:
“Essa menina não se interessa por nada”.
O hábito de “não se ouvir” vai se solidificando junto com o hábito de “ouvir muito o mundo externo”.
Aí entra os “tem que”
Tem que faz isso…
Tem que fazer aquilo…
Depois de duas décadas de infância e juventude se ouvindo pouco, e mais duas décadas de vida adulta obedecendo os “tem que” do mundo externo, aí vem um coach e manda “fazer o que você ama”.
Ai vem uma resposta infantilizada:
“Ahh, então eu vou ficar só assistindo série do Netflix”
Como essa frase “faça o que você ama” está meio queimada, proponho trocar por “seguir o entusiasmo”.
Essa palavra “entusiasmo” tem uma etimologia de “o Deus dentro de você”.
Como se dentro de cada um houvesse uma voz de guiança capaz de nos conduzir para o caminho da nossa alma.
Mas para ouvir essa voz há um pré-requisito: presença
Esse sussurro da alma pede calma, pede silêncio.
Demanda uma “jornada de sutilização” e uma confiança na vida porque não necessariamente essa guiança vai te enviar para os caminhos mais “trends do mercado” ou que tem o “maior ROI” (retorno sobre investimento).
Trends e ROI são conceitos são muitos recentes… coisa de alguns séculos… enquanto que a “guiança do entusiasmo” existe desde sempre.
Como diz a nova música do Gunzito: ENTUSIASMO É DEUS EM TU DIZENDO VAI
Um xêro,
MG
📥 3 recados:
1. Vem passar Dia dos Namorados comigo ❤️
Vem assistir FÉ NO FLOW no Dia dos Namorados: 12 de junho, no Teatro B32, em São Paulo. Vou dar de presente uma revista Fé no Flow para os casais. Também tem espetáculo nos dias 26 de junho e 3 de julho.
2. Últimas vagas — OPC 13. E abriu OPC 14
Se tu já sentiu o chamado de passar 4 dias comigo e minha equipe na imersão O PONTO CEGO e vem adiando e deixando pra próxima, preciso te dizer uma coisa: há qualquer momento pode não ter próxima. Temos ainda vagas para o OPC 13 (21 a 24 junho) e acabamos de abrir o OPC 14 (23 a 26 agosto). Após fazer o OPC, você pode aplicar para participar da NAVE, uma jornada de 1 ano com vários experiências.
📍 Jacareí-SP (1h de Guarulhos)
3. Gunzito nasceu
Semana passada rolou a estreia da banda Gunzito num evento da NAVE. Uma Big Band de 9 pessoas altamente profissa. Tudo começou no dia 5 de setembro de 2025 e foi se desenrolando numa jornada de seguir o entusiasmo (e naturalmente de ouvir resistências “tá doido”, “tá viajando”, “isso não vai dar retorno” etc.).

O primeiro show num evento público vai ser 10 de junho no enceramento do congresso CBTD
Dica: quem completa o TOP 10 no site www.gunzito.app, recebe um convite para um grupo de Zap comigo e nesse grupo eu compartilhei a gravação em vídeo do show com as 3 primeiras músicas. Fica a dica!

