🏠️ Onde está a vida?

Edição #78 da minha newsletter

Alô!

Reflexões, trechinhos de livros, recomendações, agenda de próximos eventos e outras paradas legais toda sexta-feira na sua caixa de entrada. 😉

*Tempo estimado de leitura: 4 minutos

❤️‍🩹 Estamos longe de entender o coração humano, muito menos copiá-lo

📖 TRECHINHOS DE LIVRO

Inteligência artificial: Como os robôs estão mudando o mundo, a forma que amamos, nos relacionamos, trabalhamos e vivemos, de Kai-Fu Lee.

Trecho 1:

"Ano após ano, tinha ignorado a oportunidade de passar tempo e compartilhar amor com as pessoas mais próximas de mim. Minha família não me deu nada além de afeto e amor, e eu tinha respondido com cálculos frios.

Na verdade, fui hipnotizado pela minha busca por criar máquinas que pensassem como seres humanos, tinha me tornado um homem que pensava como uma máquina."

Trecho 2:

"Em setembro de 2013, fui diagnosticado com linfoma estágio IV. Em um instante, meu mundo de algoritmos mentais e realizações pessoais desabou. Nenhuma dessas coisas poderia me salvar agora, ou me dar conforto e algum tipo de sentido. Como tantas pessoas forçadas a de súbito enfrentar sua própria mortalidade, fui tomado pelo medo por meu futuro e por um arrependimento profundo e doloroso pela maneira como tinha vivido minha vida."

Trecho 3:

"Quando era jovem, a ciência da computação e a inteligência artificial me atraíam porque a lógica cristalina dos algoritmos espelhava minha maneira de pensar. Na época, processava tudo na minha vida - amizades, trabalho e tempo para a família - como variáveis ou entradas no meu próprio algoritmo mental. Eram coisas a serem quantificadas e medidas nas quantias precisas e necessárias para alcançar um resultado específico."

Trecho 4:

"Para todas as capacidades surpreendentes da IA, a única coisa que apenas humanos podem fornecer acaba sendo exatamente o que é mais necessário em nossas vidas: o amor. É aquele momento em que vemos nossos filhos recém-nascidos, o sentimento de amor à primeira vista, o sentimento afetivo de amigos que nos ouvem com empatia ou o sentimento de autorrealização quando ajudamos alguém que precisa. Estamos longe de entender o coração humano, muito menos copiá-lo."

Trecho 5:

"Em vez disso, quero apresentar propostas de como podemos usar a recompensa econômica criada pela IA para aumentar o que nos torna humanos. Fazer isso exigirá reescrever nossos contratos sociais fundamentais e reestruturar os incentivos econômicos para recompensar as atividades socialmente produtivas da mesma forma que a economia industrial recompensou as atividades economicamente produtivas."

🏠️ Onde está a vida?

Certa vez, ouvi em um restaurante:

"Não posso fazer essa mudança. Minha vida está aqui."

Pensei: "Oxe... Achei que a vida estivesse onde eu (vida) estivesse."

Talvez haja um ruído de comunicação sobre o significado da palavra vida. A vida está onde você está ou onde as coisas estão?

Minha resposta é: ambos.

Quando é preciso escolher entre duas coisas, percebo que a resposta geralmente está em um equilíbrio dinâmico entre as duas.

Equilíbrio dinâmico significa que, em determinado momento, você pode precisar mais de um dos polos e, logo em seguida, mudar para o outro, ajustando-se de forma dinâmica e contínua.

"A Dança da Vida" é o novo "Jogo da Vida".

Um bom jogo, jogamos para ganhar. Uma boa dança, dançamos pelo prazer de dançar.

É entender que a "Vida", com V maiúsculo, é muito mais certeira e criativa do que nós.

A Vida vê a vida de uma perspectiva privilegiada, como um satélite, lá de cima. Está planejando algo que nem somos capazes de imaginar, com nossa criatividade limitada.

Confie na Vida.

-

Gostou desta reflexão? Então compartilha com aquela pessoa que precisa ler no botão abaixo 👇️ 

.

🗓️ Agenda de Eventos - Murilo Gun

Para saber mais detalhes sobre esses eventos, acesse meu site aqui.

🏆️ Você é sua prioridade?

Cada vez que você coloca os outros em primeiro lugar, ensina a si mesmo e aos outros que suas necessidades nunca são a prioridade.

Quantas vezes você já se sentiu esgotado por colocar todo mundo à frente de si mesmo?

Pense: o que você está ensinando aos outros ao se colocar sempre por último? 

O que acha que acontece com suas necessidades quando constantemente coloca as dos outros em primeiro lugar? Como acredita que os outros podem valorizar suas prioridades se você mesma não valoriza?

Quando começa a priorizar suas próprias necessidades, mostra a todos que seu bem-estar importa. Priorizar-se não significa se afastar dos outros, mas ensinar como você merece ser tratado.

Escolher suas necessidades inspira os outros a respeitarem seus limites.

Acredite: cuidar de si mesmo não é egoísmo. É um ato de amor-próprio. Colocar-se em primeiro lugar é um ato de respeito consigo mesmo e pode transformar tudo ao seu redor.

Ao cuidar de si, você fortalece sua capacidade de cuidar dos outros, sem se perder no processo.

Está pronto para ensinar a si mesmo e aos outros que suas necessidades importam?

Com amor,
Dani de Maria 🦋🙏

-

Esta reflexão tocou o seu coração? Então compartilha com aquela pessoa que precisa ler no botão abaixo 👇️ 

-


🗓️ Agenda de Eventos - Dani de Maria

Para saber mais detalhes sobre esses eventos, acesse meu site aqui.

🎭️ A última data do ano

PATROCINADO POR "FÉ NO FLOW"

Flow é um estado de presença e alinhamento com o ritmo da vida.

A dança entre a ordem e o caos. Onde abrir e fechar espaços permite que os eventos fluam naturalmente.

É confirar que a Vida, vista de um ponto mais alto, é mais criativa e sábia que nós.

A partir do flow e de como ele transformou a minha vida, que escrevi meu espetáculo FÉ NO FLOW.

Um show que envolve música, stand-up e autoconhecimento.

A última data do ano já está com grande parte dos ingressos vendidos — mas ainda dá tempo de garantir um bom lugar.

👉 Confira as informações:

🗓️ 21 de dezembro
⏱️ Às 19h e 21h30
💲R$ 70 a R$ 220
🆑 + 12 anos
📍Teatro B32 (o teatro da 🐋) na Faria Lima, em São Paulo — SP.
Patrocínio: Eduzz

Garanta seu lugar no link abaixo:

⚪ PÉROLA DE SEXTA

💡 UMA DUAS RECOMENDAÇÕES

Festival MPB que é MPP

Se você estiver por São Paulo no dia 2 de fevereiro de 2025, vai rolar o Festival Divina MPB. Apenas com músicas MPP (músicas para pulsar), canções que elevam a sua frequência.

Vai acontecer no Sonora Garden, dentro do Complexo Canindé. Compre o seu ingresso com 20% OFF usando o cupom MURILO20:

Transforme a sua voz

Meu otorrinolaringologista, médico das maiores vozes do Brasil e meu irmão de alma Luiz Cantoni lançou o seu livro “Alquimia da Voz".

Aprenda a fortalecer a sua a saúde vocal, alinhando o corpo, a mente e o espírito.

Compre o livro no botão abaixo:

🌍NATUREZA DA REALIDADE com GePeTo🧠

Toda semana, perguntamos ao ChatGPT a percepção de alguma figura histórica sobre a natureza da realidade.

💭Qual a natureza da realidade segundo Steve Jobs?

👤 A realidade é moldável. Ela é uma construção que pode ser redesenhada e redefinida por aqueles que têm a coragem de desafiar o convencional.

🌐 A vida e o mundo ao nosso redor foram criados por pessoas que não eram mais inteligentes que nós, e tudo pode ser transformado se tivermos visão e ousadia suficientes.

💬 "As pessoas que são loucas o bastante para pensar que podem mudar o mundo são as que o fazem."

STEVE JOBS – (1955 - 2011)

Foi um empresário e inventor visionário que cofundou a Apple, transformando a tecnologia moderna e a maneira como as pessoas interagem com ela.

Jobs era conhecido por sua abordagem inovadora e seu perfeccionismo, que resultaram em produtos icônicos como o iPhone, o iPad e o Mac.

Sua visão sobre design, simplicidade e experiência do usuário revolucionou a indústria tecnológica, tornando-o uma figura central no avanço da tecnologia pessoal.

🎵 MPP - Músicas Para Pulsar

Minha Fé - Zeca Pagodinho

MPP é um gênero musical transversal: não importa o ritmo. O que importa é o conteúdo. São músicas pra ouvir presente, ganhar consciência e se encontrar. A recomendação de hoje é de um gigante da música brasileiro manifestando a sua espiritualidade.

Abs,
Murilo Gun e Dani de Maria

Reply

or to participate.